Planos de actividades

Plano de actividades 2010

Plano de actividades e Orçamento de 2011

Seminário 

seminario 2016 poster
Saúde mental: Novos Rumos, Novas esperanças

Apoiar as famílias: Conhecer mais e apoiar melhor!

Temas: Cuidados continuados e integrados| Participação das Famílias |Apoio domiciliário| Trabalho Protegido e Emprego Apoiado

Ficha de inscrição: PDF | DOC

17 de Junho de 2016

 

Dia Mundial da Saúde Mental

10 de Outubro de 2012

dia-mundial-saude-small

 

Ciclo de Conferências 2011/2012

9 de Novembro de 2011

2ª Conferência "Serviços Locais de Saúde Mental e Cuidados de Saúde Primários", 9 de Novembro de 2011

ciclo-conferencias-2012-small

 

Workshop & Conferência em Coimbra

15 de Novembro de 2010

No dia 15 de Novembro, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, o Professor Julian Leff, especialista em Psiquiatria Comunitária e Social, dirigiu um Work-shop sobre 'Working with Families Caring for People with Mental Ilness' e uma Conferência sobre 'After the Mental Hospital: the Role of Families Associations'.

Ver cartaz (PDF)

Ver desdobrável (PDF)

 

Grupo de Teatro

10 de Outubro de 2011

 teatro-mar portugues small  teatro-foto-teatro-grupo-small

 

Congresso

12 a 14 de Outubro de 2009

O II Congresso de Reabilitação e Inclusão na Saúde Mental decorrido na Universidade de Coimbra de 12 a 14 de Outubro de 2009, em parceria com o Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra (IPCDVS-UC) teve como objectivo principal contribuir para um melhor conhecimento do modelo bio-psico-socio-axiológico do tratamento, reabilitação e inclusão social das pessoas com problemas de saúde mental.

Organizou-se em quatro eixos temáticos: Biologia (I); Economia da Saúde (II); Inserção no Trabalho (III); Criação Artística (IV) e nele participaram os seguintes Conferencistas nacionais e internacionais:

Michael Madianos (Associação Mundial de Reabilitação Psicossocial),
José Marques Teixeira (Universidade do Porto),
Diana Prata (Instituto de Psiquiatria do King’College of London),
Pedro Hespanha (Fac. de Economia da Universidade de Coimbra),
Marcelino Lopez (FAISEM- Sevilha),
Paulo Mendes (ARIA- Associação de Reabilitação e Integração Ajuda e da Rede Europeia de Empresas e Cooperativas Sociais),
Jesus de Gândara Martin (Serviço de Psiquiatria, Complexo Hospitalar de Burgos),
Juan Mons Revilla (Secção de Psiquiatra, Hospital Divino Valles - Burgos), Eliane Dias de Castro (Terapia Ocupacional pela Arte, Universidade de S. Paulo).

Nota: As Actas do II Congresso, estão a ser preparadas de modo a que a sua apresentação e lançamento se integrem no Programa de Celebração do Dia Mundial de Saúde Mental em 10 de Outubro de 2010.

 

exposicao-imagem recriar caminhos 8  


Iª Exposição Nacional de Arte Espontânea
 

14 e 31 de Outubro de 2009

A Iª Exposição Nacional de Arte Espontânea decorrida em Coimbra (Convento de S. Francisco) entre 14 e 31 de Outubro de 2009, integrou o II Congresso de Reabilitação e Inclusão em Saúde Mental e foi subordinada ao tema “ Emoções e Razão”.

cartaz-exposicao-small

 

Dados da Iª Exposição Nacional de Arte Espontânea:

- Comissária: Dr.ª Ana Alcoforado (Directora do Museu Nacional Machado de Castro), - Carácter inédito em Portugal: a primeira com dimensão nacional,
- Obras expostas: um total de 54 obras, de pintura, desenho, fotografia e escultura.

Pelo reconhecimento da criatividade das pessoas que foram incentivadas a mostrar as suas obras e pela valorização das mesmas, a Exposição constituiu um acto significativo de inclusão social que importa reconhecer e ampliar.

Visualizar Catálogo e Artigo da exposição (formato PDF)

Apresentação de projectos a programas de apoio financeiro

Em 2008 e 2009, foram apresentados dois Projectos a apoios financeiros:

1) Alto Comissariado para a Saúde – o projecto candidato ao concurso lançado em Outubro de 2008 pelo Alto Comissariado para a Saúde ao abrigo da Portaria nº 1418/2007, de 30 de Outubro, intitulou-se “Recriar Caminhos, Refazer Projectos” e destinava-se a lançar as bases para a criação, em Coimbra, de um Centro de Desenvolvimento Vocacional para a Promoção da Saúde Mental.

2) Fundação Calouste Gulbenkian – o projecto candidato ao concurso “Actividades culturais e científicas circum-escolares - 2009 ” da Fundação Gulbenkian intitulou-se “ARTES PLÁSTICAS, CINEMA E SAÚDE MENTAL - O que se pode aprender sobre doenças mentais e sua recuperação através dos processos de criação artística” e destinava-se primordialmente a contribuir para:
- a diminuição do estigma que envolve as pessoas com doença mental;
- a valorizar as suas potencialidades de desenvolvimento e de inclusão social.

Embora os dois projectos apresentados não tenham sido considerados prioritários no âmbito dos respectivos Programas de Apoio Financeiro, refira-se que os seus fundamentos, objectivos e planos de actividades permanecem actuais dado corresponderem a necessidades das pessoas com esquizofrenia e suas famílias, as quais se confrontam e sofrem com a ausência de estruturas e serviços de apoio comunitário à reabilitação psicossocial. Nesta medida, a Direcção irá apresentar candidaturas a novos concursos neste âmbito.